Saiba um pouco sobre a tecnolgia PLC:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PLC (Power Line Communications) é a tecnologia que utiliza uma das redes mais utilizadas em todo o mundo: a rede de energia eléctrica. A ideia desta tecnologia não é nova. Ela consiste em transmitir dados e voz em banda larga pela rede de energia eléctrica. Como utiliza uma infra-estrutura já disponível, não necessita de obras numa edificação para ser implantada.

Existem dois tipos de PLC:

A primeira é a interior (indoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede eléctrica interna de um apartamento ou de um prédio;
A segunda é o exterior (outdoor), onde a transmissão é conduzida usando a rede pública exterior de energia eléctrica.
O princípio básico de funcionamento das redes PLC é que, como a frequência dos sinais de conexão é na casa dos MHz (1 a 30 MHz), e a energia eléctrica é da ordem dos Hz (50 a 60 Hz), os dois sinais podem conviver harmoniosamente, no mesmo meio. Com isso, mesmo se a energia eléctrica não estiver passando no fio naquele momento, o sinal da Internet não será interrompido.

A tecnologia, também possibilita a conexão de aparelhos de som e vários outros eletroeletrônicos em rede. A Internet sob PLC possui velocidade simétrica, ou seja, você tem o mesmo desempenho no recebimento ou envio de dados.

O sinal do BPL sai da central, indo para o injector, que vai se encarregar de enviá-lo para a rede eléctrica. No caminho, o repetidor tem a função de evitar que os transformadores filtrem as altas frequências.

Chegando perto da casa, o extractor, que deixa o sinal pronto para uso da casa, chegando até o modem BPL, que vai converter para uso pelo computador, através de uma porta Ethernet ou USB.

No penúltimo passo, no caminho poste-casa, há 3 meios: por cabo de fibra óptica, por wireless ou pela própria fiação eléctrica, este último mais provável. Como há um repetidor a cada transformador, e nesse sistema com grids inteligentes não se usa mais os actuais 'relógios', descarta-se a desvantagem mais famosa na Internet do uso do PLC - de que os transformadores, por absorver os sinais, impossibilitariam a instalação.

Uma das grandes vantagens do uso da PLC é que, por utilizar a rede de energia eléctrica, qualquer "ponto de energia" é um potencial ponto de rede, ou seja, só é preciso ligar o equipamento de conectividade (que normalmente é um modem) na tomada, e pode-se utilizar a rede de dados. Além disso, a tecnologia suporta altas taxas de transmissão, podendo chegar até aos 200Mbps em várias frequências entre 1,7MHz e 30MHz.

Extraído de http://pt.wikipedia.org/wiki/PLC

Câmera PLC

Conheça nosso produto com a tecnologia PLC. Visiste nossa área de produtos clicando aqui.

Perguntas frequentes:

O Dispositivo PLC é simples de instalar?

Sim, simplesmente conecte o seu microcomputador ao Dispositivo PLC com o cabo Ethernet, que o acompanha, e ligue o Dispositivo PLC a uma tomada da rede elétrica. Repita esta operação sempre que quiser adicionar outro microcomputador. Não é necessária nenhuma instalação de software, ajustes ou calibragens, tudo é feito automática e instantaneamente!

É necessário um SWITCH ou um HUB?

O Dispositivo PLC (Ethernet Bridge) estabelece uma rede peer to peer. Cada unidade é conectada a outra na rede, sem a necessidade de um HUB central, SWITH ou SERVIDOR.


Qual é a distância máxima entre duas unidades de Dispositivo PLC?

100 metros é a distancia máxima, testada e aprovada, entre duas unidades Dispositivo PLC.


Quantos Dispositivo PLC podem ser usados em um escritório ou em casa, simultaneamente?

Pode-se utilizar simultaneamente ate 16 Dispositivo PLC em uma residência ou escritório (ou seja, no mesmo circuito elétrico).


Os dados podem sair para a rede elétrica publica?

NÃO, os transformadores localizados nos postes de rua próximos as residências e escritórios são uma barreira para a passagem dos dados através da rede elétrica pública. Porém se você tiver o mesmo transformador que os seus vizinhos, você e eles poderão compartilhar da mesma rede PLC. Por este motivo, o produto acompanha o software de criptografia para proteção, caso você queira!

É possível conectar microcomputadores de uma mesma residência ou escritório, porém em andares diferentes?

Sim, desde que os equipamentos estejam conectados na mesma fase elétrica da rede, na mesma linha física. É condição básica, e uma vez que exista o mesmo circuito elétrico entre os vários andares.

Outros equipamentos domésticos ou de escritório podem interferir no bom funcionamento do Dispositivo PLC?

Sim, podem causar uma pequena redução na performance do produto. Porem não são equipamentos comuns, somente aqueles que geram muito ruído eletromagnético, como aspiradores de pó a vácuo, motores elétricos de alta potência, lâmpadas halógenas, por exemplo.